Taça Beatriz de Carvalho une esporte e arte no São Fernando Golf Club, São Paulo

Evento contou com exposição de obras de Beatriz de Carvalho e
trabalhos do movimento NMW “Em Busca de um Novo Mundo”

No dia 30 de abril, na sede social e esportiva do requinatdíssimo, fechado e chique São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), realizou-se a edição 2016 da tradicional Taça Beatriz de Carvalho, que integra o calendário de eventos do clube há mais de 10 anos. As disputas nas categorias masculina, feminina e infantil começaram logo pela manhã. A competição e a confraternização, restritas aos sócios, desenrolaram-se em clima mesclado de expressões artísticas, amistosidade, charme e bom gosto. As apoiadoras aprilBrasil e Travel3 ofereceram a cada participante uma foto personalizada.

Mais que o nome, o torneio contou com a participação direta da renovada artista Beatriz de Carvalho. Uma vez finalizadas as passagens de campo pelas duplas concorrentes, deu-se a cerimônia de premiação já no início da noite. No comando, a incansável e inspiradora Beatriz de Carvalho, que entregou, em meio a prêmios e sorteios, obras elaboradas para a ocasião.
Vencedores
A dupla Sérgio e Rafa Giglio obteve 45 pontos e foi a vencedora, com a diferença de um ponto sobre David Soril e Geraldo Silva. A competição juvenil, individual, foi vencida por Kenzo Yui. Já o torneio feminino culminou com a vitória da dupla Marisa Fabbri e Raquel Song, com 40 pontos - um a mais sobre Flavia Sala e Karla Varella. Marisa recebeu o troféu de Agnaldo Abrahão, diretor comercial da APRIL. E para marcar o prêmio de consolação típico do golfe e atribuído ao penúltimo colocado, a referência distintiva coube à dupla Nelson Leorato e Alfredo de Lanea.

Um coquetel de emoções
Em meio a premiações, sorteios e obras com a grife Beatriz de Carvalho, o momento foi celebrado ao som de peças renascentistas ao violino e violoncelo, que incluiu alegorias criadas pela artista. A cantora Paulah Gauss, convidada da direção do SFGC, apresentou a música “I was here” da pop star Beyoncé e foi muito aplaudida. O Grupo Khamai (preso ao solo, em grego), antecipando o lançamento do musical Em Busca de um Novo Mundo, previsto para outubro no MuBE, em São Paulo, encantou o púbico com criações musicais inéditas e performances alusivas ao tema. “Só tenho a agradecer a sensibilidade da diretoria do São Fernando Golf Club, que mais uma vez realiza um evento único, em que esporte e arte se fundem e semeiam cultura vinculada ao bem comum”, comentou Beatriz de Carvalho.

Box
O movimento Em Busca de um Novo é inspirado na obra multidisciplinar e libertária de Beatriz de Carvalho. Daí a criação do NMW.Brasil (Novo Mundo/New World) é, antes de tudo, fonte de variadas formas de expressões artísticas e culturais brasileiras que utiliza o Facebook como portal. Faz parte da nova economia criativa, com foco no potencial artístico e cultural do país, dedicado a reproduzir posts criativos em âmbito internacional.
Busca fortalecer a autoestima e o orgulho de ser brasileiro. Quer compartilhar com o mundo o valor artístico, cultural e inovador do Brasil. Neste sentido, a NMW.Brasil está comprometida em procurar um Novo Mundo junto com Beatriz de Carvalho. A artista é a fonte inspiradora para a busca de um mundo mais justo, colaborativo, sustentável e tolerante. Para sustentar sua proposta, a NMW.Brasil utiliza o método de financiamento...coletivo!
*
São Fernando Golf Club recebeu Taça Beatriz de Carvalho
Artista homenageada cedeu obras exclusivas como forma de premiação

No dia 30 de abril, sábado, o São Fernando Golf Club, em Cotia - Grande São Paulo, recebeu a edição da tradicional Taça Beatriz de Carvalho, que faz parte do calendário de eventos do clube há mais de uma década. As disputas foram nas categorias masculino, feminino e infantil. A competição e a confraternização são destinadas exclusivamente aos sócios do espaço, fundado em 21 de abril de 1954 pela perseverança e fé de um grupo de amigos amantes da modalidade.

Com assinatura da grife Beatriz de Carvalho, artista brasileira de renome internacional (www.beatrizdecarvalho.com.br), o evento foi palco para a exposição de obras exclusivas sorteadas aos participantes do torneio. Também foram marcantes as esquetes que antecipam o lançamento do musical "Em Busca de um Novo Mundo", previsto para ser lançado em outubro de 2016 no teatro do MuBE - Museu Brasileiro da Escultura.

Múltiplos talentos
Beatriz tem trajetória marcada pela criatividade incessante. Entre seus múltiplos talentos, destacam-se atividades de escultora, pintora, desenhista, cenógrafa, figurinista, designer têxtil, joias e painéis decorativos. Antenada com o mundo e os desafios impostos à civilização no contínuo processo evolutivo, a atual fase de Beatriz de Carvalho encarna a sensibilidade da arte contemporânea e seus hibridismos; do antigo com o atual, do primitivo à tecnologia digital.

O caráter vanguardista de Beatriz é uma de suas marcas. “Hoje, a sustentabilidade tornou-se algo muito natural e cada vez mais incorporada ao nosso cotidiano, o que revela o avanço da sociedade”, afirma Beatriz. “Há 45 anos, ainda na década de 1970, comecei a conceber minha obra já pautada com essa preocupação, que é a busca por um novo mundo, com mais tolerância, cooperação e solidariedade. É um enfrentamento à voracidade cada vez maior do egocentrismo que degrada o meio ambiente e que, por consequência, ajuda a despertar uma nova consciência crítica”, completa a gaúcha de Porto Alegre.

Simbolismo ímpar
A opção pela promoção em um campeonato de golfe, esporte destinado principalmente a uma elite econômica, social e formadora de opinião, é um dos contrapontos revelados pela artista em um simbolismo ímpar. Os conceitos de economia colaborativa e solidária são difundidos propositalmente ao vértice da pirâmide social do País. Esse é apenas um dos reflexos da ousadia criativa de sua concepção.

“Contar com a artista renomada Beatriz de Carvalho, em nosso quadro associativo, é uma imensa honra. Realizarmos um torneio em parceria com ela agrega valor ainda maior ao evento”, afirma Elisabeth Bunny, diretora social do São Fernando Golf Club. O clube reúne em sua maioria associados pertencentes à classe A e esportistas, e é formado principalmente por famílias. “Temos um público muito jovem, bem diferente da imagem que se passa dos praticantes do golfe. Além da competição, haverá um brunch e confraternização entre os associados. É um dia de festa”, comenta a diretora.

AMigo!
O evento conta com o apoio e divulgação da AMIgo! Comunicação Integrada, que corrobora com os ideais da artista. “Acreditamos que a arte, em suas diferentes formas de expressão, pode contribuir como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável”, afirma Luiz Henrique Miranda, diretor da agência.
“O Brasil pode e tem como mostrar ao mundo valores inerentes à competência criativa dos brasileiros. Com isso, fazer frente às mazelas associadas à imagem do Brasil que dominam o noticiário global. Às vésperas dos jogos olímpicos, realizados pela primeira vez na América do Sul, o real valor da arte de ser brasileiro há de pautar os mais de 25 mil jornalistas estrangeiros credenciados para a cobertura do evento”, prossegue Miranda.
Ao concluir, entende que “com o fortalecimento da economia criativa e colaborativa, nós brasileiros, que já ocupamos a liderança mundial na utilização de redes sociais, podemos agir e reagir confiantes em busca de um novo mundo”.

O Evento:
Com o São Fernando Golfe Club enfeitado por obras Beatriz de Carvalho, artista plástica de múltiplos talentos, que incluem o de escultora, pintora, desenhista, cenógrafa, figurinista, e designer têxtil e de joias, aconteceu a já tradicional Taça Beatriz de Carvalho, que faz parte do calendário de eventos do clube há mais de uma década. Houve disputas nas categorias masculino, feminino e infantil, mas o ponto alto do evento foi a apresentação da cantora Paula Gauss e de acrobatas que deram um vislumbre do que será o lançamento do musical “Em Busca de um Novo Mundo”, em outubro de 2016, no teatro do MuBE – Museu Brasileiro da Escultura.
Na parte esportiva, os campeões das duplas masculinas do torneio jogado em 18 buracos na modalidade four four ball stableford foram Rafael Giglio e Sergio Giglio, com 45 pontos, enquanto o time de David Somlo e Geraldo Silva ficava em segundo, com 44. Nas duplas femininas, Marisa Fabbri e Raquel Song, venceram com 40 pontos, seguidas por Karla Varela e Flávia Sala, com 36. No juvenil jogado na modalidade stroke play individual, Dylan Song foi campeão com 79 tacadas, ao superar Kenzo Yui, que também somou 79, no desempate.
Troféus e sorteios – Todos receberam como troféus obras confeccionadas por Beatriz de Carvalho especialmente para o evento. Houve ainda o Bubby Prize, bolas de vidro com bolas internas simbolizando o ar da Terra e a preocupação da artista com a sustentabilidade, marca de sua fase atual. O Bubby Prize é uma brincadeira com os penúltimos colocados, mimo que ficou para a dupla Alfredo Larrea e Wilson Levorato.
Além de ser uma das vice-campeãs, Karla Varela ganhou ainda o prêmio mais cobiçado da noite, um par de brincos de ouro ornado com esmeraldas, também criação de Beatriz de Carvalho, sorteado entre os participantes. Houve ainda sorteios de uma dezena de brindes, que incluíam echarpes e outras cobiçadas obras também desenhadas pela artista plástica.
Obras – Além dos prêmios, as obras de Beatriz dominaram o espaço do clube, com esculturas no putting green, dezenas de enfeites com motivo de golfe ricamente detalhados para enfeitar a magnífica mesa de sobremesas, e uma centopéia gigante de tecido que serviu de banco e fez a delícia das crianças, que compareceram em peso ao evento.
Beatriz tem trajetória marcada pela criatividade incessante.  Antenada com o mundo e os desafios impostos à civilização no contínuo processo evolutivo, a atual fase de Beatriz de Carvalho encarna a sensibilidade da arte contemporânea e seus hibridismos; do antigo com o atual, do primitivo à tecnologia digital. O caráter vanguardista de Beatriz é uma de suas marcas.
Sustentabilidade – “Hoje, a sustentabilidade tornou-se algo muito natural e cada vez mais incorporada ao nosso cotidiano, o que revela o avanço da sociedade”, afirma Beatriz. “Há 45 anos, ainda na década de 1970, comecei a conceber minha obra já pautada com essa preocupação, que é a busca por um novo mundo, com mais tolerância, cooperação e solidariedade”, conta a artista. “É um enfrentamento à voracidade cada vez maior do egocentrismo que degrada o meio ambiente e que, por conseqüência, ajuda a despertar uma nova consciência crítica”, completa a gaúcha de Porto Alegre.
Além da imprensa de golfe, o evento teve cobertura de colunistas sociais, editores de turismo. O evento teve apoio da April Brasil e Travel3. Todos os convidados tiveram às sua disposição uma cabine fotográfica interativa, onde se podia escolher o fundo da foto entre paisagens internacionais ou do campo de golfe. O equipamento serviu para registrar a presença dos convidados que tiveram fotos impressas na hora e depois envidas por e-mail.
Fórum – A obra “Em Busca de um Mundo Novo”, de Beatriz de Carvalho, inspirou o fórum Economia Criativa: Arte, Turismo e Desenvolvimento Sustentável ,que será promovido pela NMW.Brasil, dia 10 de maio, das 11 horas às 13 horas, no Teatro do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo (SP).
Sob a condução de Caio Luiz de Carvalho, diretor executivo do canal Arte1, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, o evento é dirigido à participação de professores e alunos das faculdades Anhembi Morumbi, Belas Artes e ESPM, intelectuais, artistas, empresários e formadores de opinião convidados, com o objetivo de reter e valorizar o talento criativo como vetor de desenvolvimento sustentável do País.
Inovação, Jogos Olímpicos, América do Sul, empreendedorismo e cidadania são temas a serem debatidos na oportunidade. Para mais informações e inscrições visite a fanpage do evento , ou pelo telefone (11) 99658-8766 ou ainda pelo e-mail: mube@pressclub.com.br

Por Ovadia Saadia, Febracos- Apacos
Enviado Especial
Colaborou Aline Grindler Saadia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL