14 bons motivos para prestigiar o X Festival do cinema italiano no Brasil em SP

http://arteseespetaculostop.blogspot.com.br/2014/11/10-festival-de-cinema-italiano-no.html


X Festival de Cinema Italiano no Brasil- Conheça todos os filmes, traillers e diretores.

10º Festival de Cinema Italiano no Brasil traz diretores e artistas consagrados

Massimo Scaglione, Alberto de Venezia e a diva Maria Grazia Cucinotta estarão na Festa de Abertura






O tradicional Festival de Cinema Italiano chega à sua 10ª edição. O evento, que acontece em São Paulo terá sua abertura oficial no próximo dia 24 de novembro com grande festa para convidados no Auditório Ibirapuera.

Para esta edição o Festival contará com 16 filmes a serem exibidos no Cine Belas Artes e no Cine Livraria Cultura de 27 de novembro a 03 de dezembro.

Os diretores italianos consagrados Massimo Scaglione e Alberto de Venezia chegam ao Brasil no dia 17 de novembro e estarão disponíveis para entrevista. Já a diva Maria Grazia Cucinotta, um dos maiores nomes do cinema italiano e estrela de “La Moglie Del Sarto” (“A Esposa do Alfaiate”) de Massimo Scaglione, aterriza no dia 24 de novembro e ficará até 28/11 para entrevistas.

Seguem os filmes do Festival de Cinema Italiano:

Adelante Petroleros, Maurizio Zaccaro/ 75 min, 2013

Sinopse: Dia 15 de agosto de 2013 num discurso proferido em rede oficial o presidente do Equador, Rafael Correa Delgado, anuncia a decisão de explorar o petróleo do Parque Nacional de Yasuní que está no coração da floresta tropical equatoriana, um dos locais com maior biodiversidade no mundo. O presidente se justifica falando “O mundo falhou conosco”, sete anos antes na nova Constituição havia reconhecido os direitos fundamentais da Natureza, renunciado a esta exploração. Toda a humanidade teria se beneficiado com esta decisão. Os países que haviam se comprometido com a ajuda para a manutenção do parque sem exploração de petróleo não cumpriram suas promessas e diante deste “fracasso”, diz Correa, só lhe resta recorrer a este recurso para lutar contra a pobreza do seu povo. O documentário do diretor italiano Maurizio Zaccaro tenta ir além das informações discutidas nos jornais e redes sociais, de que lado está a verdade e a razão? Com as organizações ambientalistas? O movimento dos índios? O documentário quer revelar os enormes interesses que estão em pauta nesta jogada.

**
Complici del Silenzio, de Stefano Incerti / 100 min, 2009

Sinopse: Maurizio Gallo, jornalista italiano que tem parentes na Argentina, é enviado para cobrir a Copa de 1978. Logo ao chegar conhece Ana Ramírez, militante da resistência contra a ditadura militar, com quem começa uma intensa e perigosa relação amorosa. Desvelada a relação ambos se tornam vítimas de persecuções políticas e conflitos armados. O primo de Maurizio, Carlos, sua noiva e outros jovens estudantes e militantes também são vítimas deste sistema de repressão. A família de Maurizio, preocupada com o seu paradeiro, interpela a hierarquia da igreja e a embaixada italiana e outras autoridades militares argentinas sem êxito. Trinta anos depois, sobrevivente da repressão política argentina, Maurizio Gallo volta à Argentina como militante dos direitos humanos para prestar sua testemunha nos julgamentos contra os militares. Ao chegar é invadido por recordações, emoções e a esperança simbolizada pelos netos recuperados pelas avós da Praça de Maio.

**
La Gente che sta Bene, de Francesco Patierno / 105 min, 2014

Sinopse: Há pessoas para as quais as palavras crise, impostos, precariedade, são somente chamadas do jornal, e nem das mais interessantes. O advogado Umberto Borlone, por exemplo. Nenhuma incerteza na vida dele, nenhuma dificuldade, Umberto é um homem que chegou lá: tem uma família ideal, uma boa conta bancária, uma carreira em ascensão, muitos colegas para quem mostrar estas qualidades. Vaidoso e exibido, às vezes infantil, Umberto está sempre pronto para estar no centro das atenções, pode ser numa reunião ou vestiário de um ateliê de moda.  Mas no momento que chega ao ápice, que deve dar uma entrevista para uma revista importante de economia sua vida perfeita parece começar a mostrar as imperfeições. Mas Umberto não quer abrir mão facilmente do seu pedaço de paraíso. Assim numa luta sempre mais frenética para reconquistar o seu lugar no alto, Umberto será atacado e atacará, será traído e trairá e assim num percurso na beira do abismo, entre suas gracinhas e mulheres fatais encontradas, enganos e dificuldades, o protagonista descobrirá um novo olhar para si mesmo.

**
La Moglie del Sarto (“A Esposa do Alfaiate”), de Massimo Scaglione / 100 min, 2013.

Sinopse: No início dos fantásticos anos ’60, com a morte imprevista do marido costureiro, Rosetta, uma linda mulher de uma pequena cidade do sul da italiana, abandonada por todos precisa combater junto a sua filha Sofia para defender o edifício e a oficina de costura da família. O vereador Cordaro, homem poderoso do local, quer tomar o edifício, contando com a cumplicidade dos habitantes da cidadezinha, e todos os outros edifícios do centro e transformá-los em locais para o turismo de massa. Este edifício e a oficina de costura “as duas viúvas” seria o pivô deste estranho projeto. A reação das mulheres é criar uma especialização de costura “só para homens”. No meio tempo um jovem artista ambulante, com um charme cigano, Salvatore, se apaixona por Sofia. Com a aprovação da mãe Rosetta e com a surpresa de todos os habitantes da cidade os dois se casam.  Mas o casamento não faz com que os mal-intencionados desistam de seu objetivo, o fato que a loja seja freqüentada somente por homens fomenta muita fofoca: para todos é na verdade um local de encontro. Quando tudo parece ir para o espaço Rosetta descobre que está grávida, mas quem será o pai da criatura?

**


Io è morto, de Alberto Venezia / 80 min, 2014.

Sinopse: Um jovem casal, Maria e Giuseppe, começam sua relação no palco, interpretando “Romeu e Julieta”. E o palco em si irá expô-los à vida, às sensações mais diversas que a alma humana poderá sentir e encontrar em seu caminho até o “eu”. Traições, luxúria, mentiras, dores e morte farão parte do cotidiano destas duas personagens que terão que escolher entre a vida, o amor e a morte.

**
Song e Napule, de Manetti Brothers - 114  min,  2013

Sinopse: O napolitano Paco terminou a faculdade de música porém, como pianista desempregado, precisa aceitar o trabalho como policial que consegui graças à ajuda de sua mãe. Por sua total incapacidade de trabalho nesta área, é direcionado para um departamento burocrático até o dia em que o comissário Cammarota não lhe entrega um delicado caso de encontrar e prender “o fantasma”, um perigoso assassino da camorra o qual verdadeiro rosto ninguém conhece. Paco terá que se infiltrar no grupo do cantor brega Lollo Love e participar do casamento de antonietta Scornaienco, filha do boss mafioso de Somam Vesuviana, com a esperança de encontrar “o fantasma” que deve também estar por lá.

**


I Nostri Ragazzide Ivano De Matteo, 92 min, 2013

Sinopse: Dois irmãos com personalidades opostas fazem escolhas de vida completamente diferentes: Massimo (Alessandro Gassman) é um advogado de sucesso e Paolo (Luigi Lo Cascioé médico pediatra, suas esposas estão sempre em conflito. Eles marcam encontros uma vez por mês, já há muitos anos, em restaurantes de luxo somente para manter a tradição dos encontros familiares. Suas conversas são sempre inconsistentes: anchovas grelhadas com ricota e verduras fritas, o último filme francês em cartaz, o gosto frutado do vino, as novidades sobre os políticos corruptos. Mas uma noite, uma câmera de segurança registra uma bravada feita por seus filhos e o equilíbrio da família se compromete. Como poderão os dois homens, as duas famílias, tão diferentes, encarar este evento tão trágico que os envolve tão intimamente? Livremente inspirado no romance “The Dinner” de Herman Koch, o filme oferece um olhar provocador que muitas vezes passa despercebido nas famílias burguesas contemporâneas e que nos coloca diante de uma questão: quanto realmente conhecemos nossos filhos? Quanto conhecemos a nós mesmos?


**

Il Giovane Favoloso,  de Mario Martone- 135min,  2014

Sinopse: Leopardi é uma criança prodígio que cresce sob o olhar implacável de seu pai, em uma casa que é uma biblioteca. Sua mente divaga, mas a casa é uma prisão: ele lê de tudo, mas o universo está do lado de fora. Na Europa o mundo está mudando, começam revoluções e Giacomo desesperadamente tenta entrar em contato com o exterior. Aos vinte e quatro anos, quando ele finalmente deixa Recanati, a alta sociedade italiana lhe abre as portas, mas o nosso rebelde não se adapta. Em Florença envolve-se num triângulo amoroso com Antonio Ranieri, o amigo napolitano com quem convive na vida boêmia e com a linda Fanny. No final muda-se para Nápoles, onde vive com Ranieri imerso na convulsão espetacular, desesperada e vital da cidade plebeia. Há um surto de cólera: Giacomo e Ranieri empreendem  a última parte da longa viajem rumo a uma casa de campo sob o Vesúvio.

**
Niente può , Fermarci, de Luigi Cecinelli- 91 min, 2013

Sinopse: Quatro jovens, um carro roubado, uma viagem e um sonho em comum irá levá-los a viver uma experiência única.  Eis o  grupo de amigos: o narcoléptico Mattia (Guglielmo Amendola), o viciado em internet Augusto (Emanuele Propizio), o obsessivo compulsivo Leonardo (Federico Costantini) e Gugliemo (Vincenzio Alfieri) que sofre da síndrome de Tourette. Eles se conheceram na Villa Angelika, onde decidiram se internar para cuidar dos seus problemas e vícios. Mas o verão é longo e parece que será entediante dentro daquela clínica, assim os quatro decidem deixar tudo para trás, roubam o carro do diretor e viajam para Ibiza.

**
Smetto Quando Voglio, de Sydney Sibilia- 100 min, 2014

Sinopse: Antes ser procurado do pesquisador, Pietro Zinni tem 37 anos, é pesquisador e é um gênio. Mas isto não basta. Chegam os cortes dos financiamentos à universidade e ele é mandado embora. Como pode sobreviver um nerd que passou a vida toda estudando? A ideia é dramaticamente simples: organiza banda de criminais da melhor espécie. Recruta os melhores entre os seus ex-colegas de faculdade, que  não obstante suas qualificações profissionais vivem todos à margem da sociedade, um é frentista de um posto de gasolina, outro lava louças num restaurante, um é jogador profissional de pôquer. Macroeconomia, neurobiologia, antropologia, letras clássicas e arqueologia parecem as carreiras perfeitas para alicerçar esta pirâmide da vida marginal. O sucesso é imediato, finalmente chegam dinheiro, poder, mulheres e sucesso. O problema será administrar tudo isto.

**
João e Vandinha, de Aurelio Grimaldi- 75 min, 2014

Sinopse: O filme trata da relação amorosa entre dois jovens de 16 anos Vandinha e João. Eles moram numa favela de Salvador, na Bahia. Às vezes João vende seu corpo ou rouba alguém no circuito de casas noturnas frequentadas por homossexuais, mesmo assim tenta arranjar seu dinheiro sem se desesperar. Quando Vandinha engravida do segundo filho, João do nada desaparece. Vandinha decide sair a sua procura e embarca numa exploração dentro da favela. O diretor italiano Aurelio Grimaldi, que ficou famoso na década de 90 com filmes emotivos e às vezes controvertidos como The Whores, Rosa Funzeca e La donna lupo, filmou esta obra com jovens que nunca antes haviam participado do cinema, nesta mesma situação – vindo da favela. Esta não é a história dramática com todos os dramas sociais de sempre, mas uma história de busca pelo amor, inspirada muito por eventos que tocaram a vida de Grimaldi, através de um amigo que adotou à distância um jovem de uma favela em Salvador.

**
AnitaB., de Roberto  Faenza - 88 min, 2014

Sinopse: Anita é uma adolescente de ascendência húngara, sobreviveu a Auschwitz, e foi acolhida pela única pessoa da família que ainda é viva, Monika, irmã de seu pai, que não quer ser chamada tia e sente a chegada da sobrinha com pesar. Monika vive com o marido Aron, e o pequeno filho Roby e o irmão de Aron, o belo e jovem Eli em Zvikovez nas montanhas da então Tchecoslováquia. É um momento de forte tensão pois os territórios antes ocupados pelos alemães são desocupados forçosamente de um lado, por outro há o início do comunismo.  Em torno à Anita homens e mulheres querem apagar o passado, dançar, divertir-se, ouvir em segredo as músicas americanas que são transmitidas além da cortina de ferro. Anita sonha como todos, com a diferença que ela não esconde a alma. Uma jovem lutadora e cheia de entusiasmo. Sua força brota justamente da lembrança dos pais que perdeu no campo de concentração. Nesta nova casa terá que enfrentar uma realidade inesperada: ninguém, nem mesmo o Eli com quem descobrirá o amor, quer recordar o passado. O maior tabu é a vivência do campo de concentração, quase fosse algo lhes provoca vergonha. O filme é inspirado no romance “How Many Stars Twinkle in the Sky” de Edith Bruck.

**
Un ragazzo d'oro, de Pupi Avati- 102 min, 2014

Sinopse: Davide Bias (Riccardo Scamarcio), filho de um roteirista de filmes B, é um redator de publicidade que sonha em escrever algo belo, algo verdadeiro. Todos os dias deve lidar com suas insatisfações e ansiedade, para isto toma alguns remédios. Nem mesmo sua namorada (Cristina Capotondi) sabe como libertá-lo de suas inseguranças. Quando seu pai falece subitamente, Davide se muda de Milão para Roma. Lá ele encontra a bela Ludovica (Sharon Stone), uma editora que se interessa em publicar uma autobiografia do pai de Davide, obra que vinha se interessando em publicar até então. Davide então decide assumir o trabalho do pai, escrevendo sua autobiografia para ele. Embora sua jornada ajudará a apaziguar finalmente a relação com a memória do pai, ainda não resolverá sua própria ansiedade.

**
Anime Nere,de Francesco Munzi - 103 min, 2014

Sinopse: Luciano leva uma vida pacífica nas colinas da Calábria, criando cabras e lidando com o negócio escuso de tráfico de drogas da família. Seu filho adolescente Leo idolatra o carismático tio Luigi, envolvido com o a máfia. Quando o garoto acaba tendo seus próprios problemas com a lei, ele toma o trem para Milão com a esperança de entrar no negócio da família.

**
L’Ultima Ruota Del Carro, de Giovanni Veronesi  - 113 min, 2013

Sinopse: Ernesto (Elio Germano), é um homem simples que tenta seguir suas ambições sem porém nunca perder de vista os verdadeiros valores da vida. Estofador, cozinheiro de creche, carregador de mudanças, chofer, figurante de cinema. Juntos, com ele e seu melhor amigo Giacinto (Ricky Memphis), revivemos a história da Itália dos anos '70 até hoje. Com um olhar sempre irônico sobre os vícios e as virtudes da Itália e dos italianos, Giovanni Veronesi nos presenteia uma nova comédia coral centrada sobre aventuras do cotidiano, sobre os heróis dos nossos tempos. 

**
L’Intrepido (Um Heroi Solitário), de De Gianni Amelio    - 104 min, 2013

Sinopse: Imaginemos que exista um novo trabalho que se chame “tampar buraco”. Imaginemos que um homem sem trabalho o faça todos os dias, este trabalho. Este homem trabalha realmente além da conta e é, do seu jeito, um homem feliz. Toda sua ocupação é assumir, por algumas horas, o trabalho de quem está ausente, por motivos mais ou menos sérios. Ele se sente feliz com pouco, o nosso herói, mas dinheiro não é tudo na vida: precisa estar em forma, não abandonar-se nunca, como de diz por aí, a uma crise de escuridão.  Imaginemos depois que exista um jovem de vinte e poucos anos, seu filho, que toca o sax como um deus e que tem sorte, pois é um artista. Imaginemos Lucia, inquieta e atenta, que esconde um segredo por trás do deu desejo de progredir na vida. Será que eles conseguirão chegar ao bem até o próximo capítulo?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL