A concertista Eudóxia de Barros, cujo grande mérito é levar a música a longínquos rincões brasileiros, confessava aos que a cercavam após a audição: “... tocar na Fazenda São Francisco, tão próxima do público, foi uma experiência única em minha longa carreira de musicista”.





Fazenda São Francisco realizou com sucesso sarau didático com a pianista Eudóxia de Barros
 
 

Às 12h do último sábado, ouvia-se, na parte superior do casarão colonial, um arrastar de móveis que denunciava mudanças na tradicional posição de sofás e cadeiras da sala que abrigara várias gerações de proprietários: dos primordiais plantadores de fumo a sofisticados cafeicultores ou simples pecuaristas.



Era o prenúncio de uma tarde musical. Com cuidado, 84 lugares foram, meticulosamente, conseguidos e numerações finalizadas para um espetáculo inesquecível...





O clima de sarau, revisitando os de outrora, foi bem convidativo, quer pela própria sala de visitas da casa sede da Fazenda São Francisco, proporcionando um clima de antigamente, quer pela expectativa dos participantes.



A concertista, cujo grande mérito é levar a música a longínquos rincões brasileiros, confessava aos que a cercavam após a audição: “... tocar na Fazenda São Francisco, tão próxima do público, foi  uma experiência única em minha longa carreira de musicista”.





Eudóxia - e já foi dito - é uma bandeirante paulista; desbravadora de lugarejos distribui seu ouro e seu ideal a quem deseja ouví-la!


“Eudóxia de Barros – ao piano”, com a apresentação de três músicas além do programa, provocou vigorosos aplausos e fortes bravo! da plateia, comovida às lágrimas após a execução da Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Gottshalk!


Com esse evento, a bicentenária Fazenda São Francisco (1813) e seus convidados, voltaram no tempo para reviver os primorosos saraus registrados na trajetória da fazenda no início do século XX.




O Projeto Fazenda São Francisco: Educação & Cultura (ProAC 25 / 2013) escolheu essa preformance para iniciar pequena série de duas outras apresentaçãoes musicais, repetindo o formato democrático desse sarau e incentivando à participação, todos os públicos!  


Cidade de São José do Barreiro

Informações Turísticas:

(OS - SP) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL