Lou Reed - o judeu que quebrou todas as regras.


Por Noah Efron, para o Haaretz

Eu tive duas educações judaicas, uma realizada por rabinos, a outra por Lou Reed. “Walk on the Wild Side” foi lançado duas semanas antes do meu bar mitzvah, e eu comprei com o dinheiro que meus pais me deixaram pegar de meu dinheiro de presente antes de ser depositado “para o futuro”. Eu coloquei o disco no repeat , e tocou várias e várias vezes, o suficiente para que, 40 anos depois, as letras ainda vêm facilmente.
Para uma criança de yeshivá, o mundo sinistro que essas letras descreviam era magnético – se transforma em atração e repulsão. “Holly veio de Miami, Flórida/ Atravessou os EUA pegando carona/ Depilou as sobrancelhas no caminho/ Raspou as pernas e então ele virou ela”. Deitados de costas no meu carpete, eu e meus amigos analisamos a canção com rigor talmúdico, rastreando alusões e decodificando referências. Não foi a transgressão (ou o sexo ou as drogas ) que nos surpreendeu – tínhamos 13 anos, afinal, e uma criança aprendia coisas no parque – era a aceitação perplexa de Reed a tudo isso, seu afeto sincero para malucos, viciados e desajustados.
Claro, fez toda a diferença, para buchers como nós, que Reed era judeu. Reed se tornou o nosso anti-judeu. O judaísmo de nossos rabinos era o judaísmo de seguir regras. Reed era um judeu que quebrou regras. O judaísmo de nossos rabinos era um de auto-controle e auto-negação. Reed cantou inesquecíveis canções de amor à heroína. No nosso judaísmo, a tradição era o que importava. Para Reed, era a originalidade. O judaísmo que conhecíamos ensinava retidão; a atitude de Reed foi estragar isso. Nosso judaísmo evitava qualquer um além dos quatro pilares do nosso mundo estreito; Reed amava travestis.
Não demorou muito para perceber que Reed não estava sozinho. Enquanto eu estudava sua discografia e me apaixonava perdidamente pelo Velvet Underground, descobri outros anti-judeus como ele: Lenny Bruce , Bob Dylan , Abby Hoffman, Ellen Willis, Philip Roth, Sulamita Firestone , Allen Ginsburg e muitos mais. Reed e esses outros, por meio de alguma alquimia estranha, tinham transformado minha tradição implacável em música e humor e fantasia e poesia e prosa e, acima de tudo, paixão.
Max Weber, o grande sociólogo, escreveu que as religiões podem ser dominadas por sacerdotes ou por profetas. Sacerdotes defendem o status quo. Profetas subvertem-no. Lou Reed foi o meu profeta. Ele mostrou-me que as regras são feitas para serem quebradas tanto quanto seguidas, que as tradições são feitas para serem abaladas tanto quanto preservadas, que lealdade se deve ao estranho e ao estrangeiro, bem como ao familiar e familiares, que há o que aprender com o pecado tanto quando com a virtude. É muito extravagante dizer que passei quarenta anos tentando equilibrar os rabinos e Reed, mas apenas por um pouco.
Agora, apenas algumas horas depois de saber de sua morte, parece justo dizer que, graças a Lou Reed, minha vida (como a de tantos outros) foi salva pelo Rock ‘n’ Roll.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL