Premiado romance de estreia de Maria Adelaide Amaral ganha nova edição

Lançado em 1986, Luísa (quase uma história de amor), livro vencedor do Jabuti e que marcou o início da obra da dramaturga como romancista, é publicado em edição atualizada pela Globo Livros


Maria Adelaide Amaral já era dramaturga e havia recebido três prêmios Molière quando estreou como romancista com Luísa (quase uma história de amor). Sucesso imediato de público e crítica, o livro foi vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance de 1986 e consolidou a autora como sagaz observadora dos anseios e inquietações de toda uma geração, que migrou da juventude para a maturidade nas décadas de 1960 e 1970.

Na obra, Maria Adelaide retoma a personagem Luísa (da peça De braços abertos, encenada em 1984) para construir uma "quase" história de amor contada a partir do ponto de vista de cinco outros personagens. A trama propõe uma espécie de quebra-cabeça no qual o perfil de Luísa vai se construindo (e desconstruindo) aos poucos à medida que se desenvolvem os relatos das interações da personagem-título com cada narrador do romance: o melhor amigo, a melhor amiga, o apaixonado platônico, o marido, o amante.

A essas visões parciais, ora complementares, ora divergentes, são acrescidos fragmentos de informação, como bilhetes pessoais e anotações dispersas na agenda da própria Luísa. Nada, porém, dá conta de revelar por completo esse "personagem ausente". Como frisou Caio Fernando Abreu no texto de apresentação do livro, Luísa (quase uma história de amor) é "mais literário ainda pelo que deixa em suspenso: buracos, ausências, incompletudes que só o leitor poderia completar".

A autora
Maria Adelaide Amaral é roteirista, escritora e dramaturga. Nasceu na cidade do Porto, em Portugal. Aos doze anos chegou a São Paulo, onde vive desde então. É autora de peças teatrais, romances, novelas e minisséries.

Outros títulos de Maria Adelaide Amaral publicadas pela Globo Livros
Aos meus amigos
Dercy de cabo a rabo
Mademoiselle Chanel
O bruxo
Tarsila


Ficha técnica
Título: Luísa (Quase uma história de amor)
Autor: Maria Adelaide Amaral
Gênero: Literatura Brasileira - Romance
Páginas: 272
Formato: 14 x 21 cm
Preço:  R$ 34,90
ISBN: 978-85-250-5241-4
Editora: Globo Livros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL