VERSÃO BRASILEIRA DE FAME, O MUSICAL ESTREIA EM 12 MAIO NO TEATRO SHOPPING FREI CANECA, EM SÃO PAULO


Com direção do americano Billy Johnstone, espetáculo traz no elenco os atores Paloma Bernardi, Klebber Toledo, Murilo Armacollo e Corina Sabbas e tem participação especial de MariMoon

Um dos musicais mais populares do mundo, já apresentado em cerca de 30 países e assistido por 15 milhões de pessoas, Fame, o Musical ganha sua primeira versão brasileira em 2012.

A produção baseada no longa-metragem Fame (EUA, 1980) estreia dia 12 de maio no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O espetáculo terá apresentações de quinta a domingo, com duas apresentações aos sábados, e conta com o patrocínio de Acnase, Hering e Porto Seguro. A realização é da 4Act Produções Artísticas e a produção é de Ricardo Marques.

No palco, sob direção geral do norte-americano Billy Johnstone – experiente ator, coreógrafo, diretor e professor de teatro musical, com passagem pela Broadway atuando em Cats –, estarão 33 atores, todos escolhidos após criteriosas audições e um processo de seleção de elenco inédito no Brasil, feito por meio de um workshop. Entre eles, Paloma Bernardi, Klebber Toledo e Murilo Armacollo (todos com trabalhos na Rede Globo) e MariMoon (da MTV), além da atriz de musicais Corina Sabbas.

Com um tema muito atual, a montagem trata das relações de um grupo de jovens alunos durante quatro anos intensos de formação na New York High School of Performing Arts, na 46th Street, em Nova York. Paixão, dedicação, ambições e frustrações são alguns dos temas em cena.

Fame trata da urgência que o grupo de estudantes tem de correr atrás de seus sonhos. Isso também ocorre com os artistas que nós selecionamos para participar do elenco, alguns deles já com carreira em musical e outros iniciantes no gênero”, afirma Johnstone.

Quatro nomes da equipe original do musical, que estreou em 1988, constam nos créditos da produção brasileira: David De Silva (concepção e criação), Jose Fernandez (libreto), Jacques Levy (letra) e Steve Margoshes (música). De Silva, por sinal, também produziu o longa-metragem de 1980 que deu origem ao musical e à série de TV homônima, exibida entre 1982 e 1987. Em 2009, o filme ganhou um remake, com direção de Kevin Tancharoen.

Já a equipe criativa do espetáculo reúne alguns dos mais bem-sucedidos profissionais brasileiros: o diretor musical Paulo Nogueira, o coreógrafo Guto Muniz, o preparador vocal Rafael Villar e o assistente de direção e preparador corporal Gustavo Torres. A equipe também conta com a cenógrafa Duda Arruk, a figurinista Najla Dib e o designer de luz Wagner Freire, que criaram exclusivamente para a montagem nacional. Victor Mühlethaler fez as versões do texto e das letras (da língua inglesa para a portuguesa).

A agência de comunicação do espetáculo é a AR Propaganda, responsável pelo conceito de comunicação e imagem do musical. Para a divulgação online nas redes sociais, ela atua junto com a agência Mojo.

4Act – A 4Act Produções Artísticas, focada principalmente no teatro musical, trabalha com profissionais experientes e conceituados e aposta na excelência dos espetáculos. Sua primeira produção é Fame, o Musical, marcado pela inovação desde o formato do processo de seleção de elenco utilizado. Na 4Act, a diretora de produção de Fame é Rosangela Longhi.

O grupo 4Act também conta com a escola de teatro musical 4Act Performing Arts, idealizada por Ricardo Marques e lançada em 2009. Ela é voltada à formação de performers: artistas com competência em atuação, canto e dança, próprios para trabalhos em musicais.

Com a vinda de muitos musicais, percebi que faltavam no Brasil profissionais com expertise de performers, que atuassem, cantassem e dançassem com o mesmo nível de qualidade, então tive a ideia de criar a 4Act Performing Arts. Logo após o início das atividades da escola já começou a surgir a vontade de montar o Fame, que retrata a realidade dos próprios alunos”, afirma Marques.

A música do espetáculo tem execução ao vivo realizada por 12 instrumentistas, com regência do maestro Paulo Nogueira. Em cena, três atores também farão pequenas apresentações tocando saxofone, bateria e piano.

Seleção de elenco – Inicialmente foram recebidos mais de 2 mil currículos de candidatos, sendo 480 pré-selecionados para as audições de canto e dança. Na sequência, 82 candidatos foram escolhidos para um workshop no qual em duas semanas foram montadas coreografias, cenas e músicas do próprio musical para escolha do elenco final a partir do rendimento de cada candidato. Por fim, foram selecionados os 33 integrantes do elenco. Esta seleção por meio de workshop é inédita no país.

Equipe Criativa
Concepção e criação: David De Silva
Libreto: Jose Fernandez
Letras: Jacques Levy
Músicas: Steve Margoshes
Direção Geral: Billy Johnstone
Direção Musical: Paulo Nogueira
Coreografia: Guto Muniz
Assistência de Direção e Preparação Corporal: Gustavo Torres
Preparação Vocal: Rafael Villar

Equipe de Produção
Coordenação Geral: Ricardo Marques
Direção de Produção: Rosangela Longhi
Assistência de Produção: Bia Izar
Cenografia: Duda Arruk
Figurinos: Najla Dib
Design de Iluminação: Wagner Freire
Direção de Arte: Ronaldo Pefi e Jorge Nemoto
Versões (texto e letras): Victor Mühlethaler
Stage Manager: Carolina Vieira
Assistência de Stage Manager: Carina Gregorio e Leo Rommano
Company Manager: Bia Ramsthaler
Assistência de Company Manager: Ton Miranda
Administração: Flandia Mattar
Comunicação Visual: AR Propaganda.

Elenco
Paloma Bernardi
Carmen Diaz
Corina Sabbas
Carmen Diaz (alternante)
Klebber Toledo
Nick Piazza
Murilo Armacollo
Joe Vegas
MariMoon
Grace Lambchops
Giulia Nadruz
Serena Katz
Bruno Narchi
Schlomo Metzembaum
Rafael Machado
Tyrone Jackson
Gabriela Rodrigues
Iris Kelly
Vânia Canto
Mabel Washington
Rodrigo Bulgarelli
Goody Goodman
Cidalia Castro
Srta. Sherman
Vivi Mori
Srta. Bell
Arizio Magalhães
Sr. Myers
Fabio Robba
Sr. Sheinkopf

Ensemble
Aline Ramos, Ana Araújo, Bruno de Castro, Daniel Cabral, Daniel Caldini, Diego Mejia, Fellipe Guadanucci, Guilherme Pereira, Jhean Allex, Laura Carolinah, Mariana Saraiva, Myra Ruiz, Nathália Lima, Olívia Branco, Patrícia Athayde, Tinno Zani e William Franklin

FAME, O MUSICAL
Temporada: de 12 de maio de 2012 a 29 de julho
Local: Teatro Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 - Shopping Frei Caneca, 6º andar.
Sessões: Quinta feira às 21h00 / Sexta Feira às 21h30 / Sábado às 17h00 e 21h00 / Domingo às 18h00
Ingressos: Plateia A R$ 140,00 / Plateia B R$ 100,00.
Telefones: (11) 3472-2226 / 2229-2230
Duração: 2h15 (135 minutos)
Classificação: 10 anos
Site do musical: www.fameomusical.com.br
Site da 4Act Performing Arts: www.4act.art.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL