Mulheres na jornada do herói

Baseadas no grande sucesso de "O feminino e o sagrado", Beatriz Del Picchia e Cristina Balieiro produziram uma obra dinâmica e objetiva na qual resumem os passos da jornada descrita por Joseph Campbell e apresentam depoimentos de mulheres que superaram inúmeros desafios para atingir a plenitude.
Em 2010, Beatriz Del Picchia e Cristina Balieiro criaram uma nova versão para a jornada do herói, de Joseph Campbell, com o livro "O feminino e o sagrado". Tomando como base o modelo mitológico, elas entrevistaram 15 mulheres reais e contemporâneas que, em busca da própria identidade, encontraram uma dimensão sagrada. Para abrir um canal de comunicação com o público, as autoras lançaram também um blog (www.ofemininoeosagrado.blogspot.com) e promovem inúmeras palestras sobre o tema. O resultado dessa intensa troca de informações deu origem a mais um livro. Mulheres na jornada do herói - Pequeno guia de viagem (104 p., R$ 18,80), lançamento da Editora Ágora, é uma obra dinâmica e objetiva na qual as autoras resumem os passos da jornada descrita por Campbell e apresentam novas experiências de mulheres que superaram inúmeros desafios para atingir a plenitude no cotidiano. Ilustrado e de fácil leitura, serve de guia para que os leitores planejem o próprio e emocionante caminho. O lançamento acontece na terça-feira, dia 8 de maio, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 - Piso Pacaembu), em São Paulo, entre 18h30 e 21h30. Às 19h, as autoras farão uma palestra com base no livro.

Segundo Beatriz e Cristina, toda jornada começa com um chamado. "Vivemos uma sensação de desconforto conos¬co e com a vida que estamos levando e percebemos que algo diferente tem de ser buscado, mesmo não sabendo ainda o quê. É como se o destino nos convocasse a buscar um novo caminho. Por isso é um chamado à aventura", afirmam.

Ao longo da obra, que é dividida em oito capítulos, as heroínas dão seu depoimento e mostram como foi a ruptura com o mundo cotidiano, a travessia do primeiro limiar, a iniciação, o aprendizado, a travessia de novos limiares, a situação-limite, o caminho de volta e a dádiva ao mundo. De acordo com as autoras, a vida, para quem está de fato vivo, não para. "É processo, mu¬dança, amadurecimento, aprofundamento e transformação. É jornada", dizem.

O fio que liga os relatos é a análise de Campbell a respeito da Jornada do Herói, modelo mitológico que une a moderna busca da individualidade com a antiga busca da espiritualidade. "Encontramos na vida real uma relação direta com o mito. Dessa forma, mesclamos a vida com o mito e o mito com a vida", explicam as autoras, que entrevistaram mulheres de diversas crenças e profissões.

As autoras

Beatriz Del Picchia, arquiteta, dedica-se também às áreas de mitologia e literatura e escre¬ve crônicas na internet. É uma das coautoras dos livros Circunvago (Demônio Negro, 2008), Mundo Mundano e os quatro cantos do mundo (Prólogo Editorial, 2010) e Mundo Mundano e seu novo mundo (Prólogo Editorial, 2011). Cristina Balieiro é psicóloga, psicoterapeuta junguiana e orientadora de círculos de mulheres. Estuda a obra de Joseph Campbell, bem como a mitologia e as questões do feminino. Juntas lançaram em 2010 o livro O feminino e o sagrado - Mulheres na jornada do herói (Ágora) e criaram e mantêm o blog http://ofemininoeo¬sagrado.blogspot.com.

Título: Mulheres na jornada do herói - Pequeno guia de viagem
Autoras: Beatriz Del Picchia e Cristina Balieiro
Editora: Editora Ágora
Preço: R$ 18,80
Páginas: 104 (10,5 x 14)
ISBN: 978-85-7183-096-7
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.editoraagora.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL