KPMG adere ao Pacto Global da ONU de fortalecimento da mulher no mercado de trabalho


Para ratificar seu compromisso com a valorização do papel da mulher no mercado de trabalho, a KPMG no Brasil aderiu a dois grandes movimentos: o primeiro refere-se aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, que é uma iniciativa conjunta do Pacto Global das Nações Unidas e do UNIFEM (United Nation Development Fund for Women, ou Fundo de Desenvolvimento para as Mulheres da ONU); e o segundo é o +Mulher 360. A adesão aconteceu graças à iniciativa do grupo KNOW (KPMG´s Network of Women), comitê de mulheres da KPMG no Brasil formado para disseminar e valorizar o papel da mulher no mundo corporativo.
            No âmbito internacional, os Princípios de Empoderamento das Mulheres são fundamentados em práticas empresariais e auxiliam as companhias a adequar suas políticas. A parceria do UNIFEM com o Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa global de cidadania corporativa, com mais de 7.000 empresas participantes e outras partes interessadas envolvidas em mais de 135 países. Os sete princípios instituídos fornecem um conjunto de considerações que auxiliam o setor privado a se concentrar nos elementos-chave para a promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade.
            Entre eles, podemos destacar o estabelecimento da liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero, o tratamento das mulheres e homens de maneira justa no trabalho e o direito assegurado à saúde, segurança e bem-estar a todos. O documento defende ainda a promoção da educação, treinamento e desenvolvimento profissional para as mulheres, a implementação do desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing que empoderem as mulheres, além da promoção de igualdade por meio de iniciativas comunitárias e de defesa.  Por último, o pacto prevê a mensuração e o relato público dos progressos obtidos  no alcance da igualdade de gênero.
            Já o +Mulher 360 é um movimento empresarial voltado ao desenvolvimento econômico da mulher. Ele tem como objetivo articular e mobilizar o setor produtivo para ações coordenadas e de grande impacto que contribuam para promover uma transformação verdadeira na vida dos brasileiros, dentro e fora das empresas, além de gerar riqueza para toda a sociedade e promover avanços efetivos na participação das mulheres na economia do País. As ações do grupo são desenvolvidas no âmbito das empresas, cadeia de suprimentos, inclusão social e imagem na sociedade. Além de ter aderido ao movimento, a KPMG no Brasil faz parte do seu conselho diretivo, formado ainda por Coca-Cola, Natura, Santander, Nestlé e WalMart Brasil.
            “Essas duas parcerias reforçam ainda mais o compromisso da KPMG para fortalecer o papel da mulher no âmbito empresarial. Para isso, temos nos engajado em ações nacionais e até em nos enquadrar aos padrões internacionais”, afirma Carla Bellangero, sócia da área de Auditoria da KPMG no Brasil e líder do KNOW.Globalmente, a KPMG estimula a participação da mulher na gestão e tem como meta alcançar o número de 25% de mulheres na liderança de suas firmas-membro até 2015”, complementa.
Sobre o KNOW
            O comitê de mulheres da KPMG, formado em 2010, é composto por 23 executivas da empresa, e seu principal objetivo é valorizar a atuação e a integração das mulheres à empresa, buscando estimular que um número cada vez maior de profissionais venha a ocupar posições de liderança na organização.
            Entre as iniciativas do grupo KNOW está a inauguração no ano passado de duas salas de apoio à amamentação na firma em São Paulo, nas unidades Renato Paes de Barros (no Itaim Bibi, zona oeste da capital paulista) e Vergueiro (na Vila Mariana, zona sul). As salas servem como centros de apoio às mães recentes, que retornam ao trabalho após a licença maternidade. O objetivo é incentivar as mulheres a prolongarem o período de amamentação de seus filhos, mesmo após o retorno às atividades profissionais.
            Além das salas de apoio à amamentação, o KNOW desenvolve outras importantes iniciativas, como o Programa de Apoio à Maternidade, pelo qual uma executiva integrante do grupo fica responsável por acompanhar a gestante desde o início da gravidez até o bebê completar um ano, para dar orientações e auxílio para o desenvolvimento de sua carreira e para conduzir da melhor forma o período de adaptações necessárias à nova fase de vida, como mãe e profissional.
            O grupo integra, ainda, a Rede KNOW Global, dedicada à troca de experiências em âmbito internacional entre as mulheres que atuam nas firmas-membro KPMG espalhadas pelo mundo.
Sobre a KPMG
            A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 152 países, com 145.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Cada
firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.
            No Brasil, a empresa tem aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 21 cidades de 12 Estados e Distrito Federal.
Site: kpmg.com/BR
Atendimento à imprensa
Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação (RV&A)


Carlos Brazil
- carlos.brazil@viveiros.com.br - 11 3736-1127 / 9347-4901
Bianca Antunes -
Marcel Trinta -
Fernanda Miranda -
fernanda@viveiros.com.br - 11 3675-5444
Facebook: facebook.com/ricardoviveiroscomunicacao
Site:  viveiros.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL