Brasil e São Tomé e Príncipe celebram projeto de cooperação internacional

Na sexta-feira, dia 25 de maio, brasileiros e santomenses estarão reunidos no auditório do Centro Ruth Cardoso, em São Paulo, para uma grande celebração: o evento em comemoração aos dez anos do Projeto de Cooperação Técnica Internacional “AlfaSol em São Tomé e Príncipe”.

O Projeto, estabelecido entre os governos do Brasil – por meio do Ministério das Relações Exteriores – e de São Tomé e Príncipe, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), foi executado pela AlfaSol e atendeu, desde 2011, mais de 18 mil jovens e adultos analfabetos em 110 turmas distribuídas por todo o país.

Formadores brasileiros pertencentes às Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras e santomenses integrantes da Direção de Jovens e Adultos de São Tomé e Príncipe (DEJA), coordenadores distritais e alfabetizadores farão um diálogo sobre os princípios e as diretrizes da cooperação técnica, trazendo ao debate a contextualização e caracterização do trabalho executado em conjunto.

As histórias e as perspectivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do projeto e da instituição de uma política pública dedicada ao tema em STP, serão abordadas na primeira parte da discussão, que contará com a participação da diretora da DEJA, Helena Bonfim, e da docente da Universidade de São Paulo, Maurilane Biccas.

A segunda parte do evento trará a coordenadora geral da DEJA, Gualberta Jen Shoi, a docente da UNIFESP, Claudia Vóvio, e a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Maria Amabile Mansutti. Elas falarão sobre a elaboração dos materiais didáticos pela equipe santomense, sob orientação da equipe técnica brasileira do Projeto.

Uma exposição com imagens, pessoas, paisagens e trechos de cartas escritas por santomenses e brasileiros envolvidos no Projeto também irá integrar o evento, que terá, ainda, a apresentação de um documentário com o registro das experiências dos grupos participantes da cooperação.


Programação:

Abertura da exposição Cata D’Omali – Cartas do Atlântico

Apresentação: Diálogos Brasil – São Tomé e Príncipe
Agência Brasileira de Cooperação (ABC): princípios da Cooperação Técnica Internacional Brasileira
AlfaSol: diretrizes da Cooperação Técnica Internacional

EJA em São Tomé e Príncipe: Histórias e perspectivas
Com Helena Bonfim, diretora de Educação de Jovens e Adultos de São Tomé e Príncipe; e Maurilane Biccas, docente da USP

Elaboração de materiais didáticos e avaliação de aprendizagem: princípios e processo
Com Gualberta Jen Shoi, coordenadora geral da Direção de Jovens e Adultos de São Tomé e Príncipe (DEJA); Claudia Vóvio, docente da Unifesp; e Maria Amabile Mansutti, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)

Apresentação do documentário “AlfaSol em São Tomé e Príncipe”


AlfaSol em São Tomé e Príncipe: resultados e perspectivas
Data: sexta-feira, 25 de maio de 2012
Horário: Das 17h30 às 20h30
Local: Centro Ruth Cardoso
Rua Pamplona, 1005 – Térreo – São Paulo – SP
RSVP com Tamiris Medeiros pelo tel.: 11 3372-4340 ou pelo e-mail centrorc@centroruthcardoso.org.br

Sobre o Programa de Cooperação Técnica Internacional
O Programa tem como objetivo transferir a tecnologia social desenvolvida pela organização como subsídio para o desenvolvimento de soluções adequadas às necessidades de cada país.

Sobre a AlfaSol
A AlfaSol é uma entidade da sociedade civil criada em 1996 com a missão de disseminar e fortalecer o desenvolvimento social por meio de práticas educativas sustentáveis. A Organização adota um modelo de articulação de parcerias entre todos os segmentos de sociedade e consolida resultados significativos no País. Seu modelo de atuação é reconhecido e premiado no Brasil e no exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL