Reatech 2012 apresenta novas tecnologias acessíveis, produtos e serviços para pessoas com deficiência

Evento reunirá 48 mil visitantes, profissionais e público em geral, em quatro dias
de muita informação e atividades inéditas, em São Paulo
 Considerada uma das feiras mais importantes do setor de inclusão social e a 2ª maior do segmento no mundo, a Reatech - XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, acontece de 12 a 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, prometendo surpreender os visitantes.

Para este ano, a organização da feira preparou uma lista de atrações composta por seminários, cursos, oficinas, encontros científicos, palestras, arena inédita de esportes radicais adaptados, pista para test-drive de veículos adaptados de diversas montadoras (Toyota, Ford, Fiat, Honda, Citroen, VW, entre outras), área para equoterapia e um jogo de máster - futebol com antigos craques como: Ademir da Guia, Leivinha, Serginho Chulapa, Zé Maria, Wladimir, Viola, idealizado pelo jogador Júlio César, através do Projeto “Jogadas da Vida”. Estarão presentes expositores de agências de emprego, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas e dos segmentos de animais treinados, aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.
A feira, promoção e organização do Grupo Cipa Fiera Milano, única que oferece planta em braille e piso com guia,  vai reunir 300 expositores, em uma área expositiva de 32 mil m² e público estimado de 48 mil pessoas. O perfil dos visitantes é formado por pessoas com deficiência, assistentes sociais, profissionais de clínicas e hospitais, educadores, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, pedagogos, terapeutas e estudantes. A entrada é gratuita.

Destaques da Programação
Artes
Na oficina fotográfica Light Painting, promovida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, será apresentada uma técnica de fotografia de baixa velocidade feita com lanternas, em ambiente escuro. Os participantes idealizam o desenho que querem fazer com a luz.

Esportes
Os apaixonados por esportes poderão participar das palestras realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, com temas como tênis de mesa, voleibol sentado, organização de esporte paralímpico no Brasil e no mundo, atletismo, natação, Jogos Paralímpicos de Londres, a evolução tecnológica no esporte paralímpico, Goalball, aspectos gerais da classificação funcional, desporto escolar paralímpico, lesão e reabilitação. Além de um curso de aprimoramento técnico paradesportivo, que tratará de assuntos como a atuação da equipe multiprofissional da iniciação paradesportiva, a reabilitação no paradesporto, a avaliação da saúde do atleta, a alimentação e hidratação no esporte adaptado.

Participarão de sessões de autógrafos e experimentação dos esportes o multicampeão nas piscinas, Clodoaldo Silva, a judoca campeã mundial em 2011, Daniele Bernardes, a velocista cega mais rápida do mundo, Terezinha Guilhermina, o nadador carioca campeão paralímpico, André Brasil, o campeão mundial e paralímpico de futebol, Ricardo Steinmetz (Ricardinho), o recordista de ouros no Parapan de Guadalajara, o nadador Daniel Dias, o campeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes e o medalhista paralímpico e mundial Phelipe Rodrigues.
Mas para quem gosta de futebol, um jogo com antigos craques idealizado pelo jogador Júlio César, através do Projeto Jogadas da Vida, também será realizado. Marcarão presença lendas como Ademir da Guia, Leivinha, Serginho Chulapa, Zé Maria, Wladimir, Solito, Gilmar, Edu Bala, Viola, entre outros.
Um curso promovido pela Associação Desportiva para Deficientes, que acontecerá durante a Reatech 2012, também promete oferecer aos participantes informações e técnicas capazes de mudar a vida de muitas pessoas com deficiência. As atividades contarão com a participação de personalidades do esporte paralímpico brasileiro, além da presença da ex-jogadora de basquete, Magic Paula, e do professor de educação física, Steven Dubner.
E pela primeira vez na programação do evento, será montada uma arena dedicada ao hardcore sitting, que é um esporte radical praticado com cadeira de rodas, em que os atletas descem rampas de skate. A ousadia dos cadeirantes em arriscar manobras nas pistas, quebra os paradigmas que pessoas com deficiências físicas possuem limitações. Trata-se de uma forma de inclusão social ampla e inovadora. Durante toda a feira, o coordenador Pablo Moya e seus auxiliares ministrarão workshops e oficinas para pessoas com deficiência física interessadas em esportes radicais.
  
Saúde
As questões relacionadas à saúde e qualidade de vida ficarão por conta das palestras sobre sexualidade que discutirão a maternidade, paternidade, reprodução assistida, doenças raras e direitos sexuais e reprodutivos da pessoa com deficiência. Sobre diretos e deveres, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Prefeitura de São Paulo, trará um painel sobre o movimento pró-autista, a capacitação profissional para atendimento ao autismo, a plenária mensal do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a inclusão profissional e a educação continuada e inclusiva.

Moda
Com o tema “O Espetáculo”, o ReaFashion, apresentará um desfile de moda realizado especialmente para pessoas com deficiência. Desenvolvidas de acordo com condições físicas especiais, as modelagens garantem conforto e praticidade sem deixar de lado um toque da moda contemporânea para adultos e crianças.


SERVIÇO

Reatech | XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
12 a 15 de abril de 2012
ENTRADA GRATUITA
12 e 13, das 13h00 às 21h00
14 e 15, das 10h às 19h
Local Centro de Exposições Imigrantes
         Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil

Eventos Simultâneos: V Feira Internacional de Tecnologias em Fisioterapia e a 4ª Feira Nacional da Pessoa Idosa

- Transporte Gratuito - Estação do Metrô Jabaquara - Saída de Vans na Rua Nelson Fernandes, 400


Grupo Cipa Fiera Milano
Fundado em 1977, em São Paulo, o Grupo Cipa, promotor de mais de 40 feiras no Brasil, nasceu com o objetivo de disseminar informações sobre segurança e saúde no trabalho. Ao longo desses anos consolidou-se como líder em seus setores de atuação: eventos, atividades voltadas aos setores de prevenção em segurança e saúde no trabalho, segurança privada, segurança no trânsito, prevenção e combate a incêndios, meio ambiente e atividades afins. No início de 2011, a Cipa associou-se a Fiera Milano SpA, com foco de integração e parceria,  as empresas dividiram o know-how internacional do grupo italiano com a experiência que o Grupo Cipa tem na América do Sul.
Informações à Imprensa

RM Press | Assessoria de Imprensa & Comunicação Estratégica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O casamento dos Safra, destaque mundial em São Paulo, saiba como foi

Carin e Miguel Mofarrej

Nos tempos da brilhantina! - "ULTRASHOW - ESPECIAL JOVEM GUARDA" É SUCESSO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO - TEATRO ABRIL